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sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Mundo do Vinho

Você sabe apreciar um vinho? (I)



Tenho recebido vários e-mails
solicitando informações das mais variadas de como fazer para avaliar um vinho. 
Para atender as solicitações, resolvi fazer uma série de postagens sobre o assunto.   Espero com isso contemplar a maioria das dúvidas dos blogueiros. 

Boa leitura!
   

 

 

Etapas da Degustação de Vinhos

  • Exame visual

  • Exame olfativo

  • Exame gustativo

  • Sensações complexas

  • Tipos de degustação

     

    Vamos começar falando sobre o "Exame visual"

     

    Deve-se colocar uma quantidade de vinho correspondente a 1/3 ou, no máximo, metade do volume da taça.
    Inclina-se suavemente a taça de modo a melhor visualizar a superfície de vinho a ser observado que se torna elíptica e, portanto, maior.
    Contra um fundo branco (uma folha de papel, um guardanapo ou a toalha da mesa) devem ser observados os seguintes aspectos:

    1. LIMPIDEZ

    Os vinhos de longa guarda, onde os melhores exemplos são os vinhos do Porto Vintage, os grandes Châteaux de Bordeaux e Barolos, com o tempo, vão formando depósitos no fundo da garrafa e, se agitados, dispersam-se no vinho. Exceção feita a esses vinhos, todo vinho correto deve apresentar-se límpido, isto é, sem partículas em suspensão e sem depósito. A presença dessas partículas, geralmente, indica que o vinho é mal feito ou está deteriorado.

    2. TRANSPARÊNCIA:

    Um vinho correto não pode estar turvo, deve apresentar-se transparente. Isto pode ser constatado colocando-se por baixo da taça um papel contendo texto. Observando-se através do vinho deve-se conseguir ler a palavra. Vinhos deteriorados geralmente ficam turvos.
    Alguns produtores têm reduzido ou evitado a filtração de seus vinhos, para preservar suas características e possibilitar uma maior complexidade e longevidade. Nesses casos, o vinho será um pouco turvo, e gerelmente isso estará informado no contra-rótulo.

    3. BRILHO:

    As características de limpidez, viscosidade e transparência reunidas causam reflexos intensos nos vinhos, os quais podem apresentar um aspecto brilhante. Em princípio, não é um sinal absoluto de qualidade, mas os grandes vinhos em geral apresentam brilho intenso.

    4. VISCOSIDADE:

    Todo vinho deve apresentar viscosidade, que é uma certa aderência do líquido nas paredes da taça, Quando é agitada e colocada em repouso, o vinho escorrerá da parede da taça, lentamente, em filetes, denominados lágrimas, pernas ou arcos. A formação das lágrimas é devida à tensão superficial e evaporação de álcoois do vinho, especialmente o glicerol (também chamado glicerina). Um vinho com pouca densidade é um vinho "aguado", escorre rapidamente nas paredes da taça, o que indica que esse vinho terá pouco corpo, e não terá na boca aquela sensação aveludada.

    5. GÁS:

    A maioria dos vinhos no mundo são vinhos "tranqüilos", isto é, sem gás. Somente os vinhos espumantes (Champagnes, Asti, etc.), e os frisantes (Frascati, Lambrusco, Vinhos Verdes portugueses, etc.) devem apresentar gás carbônico, observável na taça.

    6. COR:

    A cor de um vinho deve ser examinada cuidadosamente, pois fornece informações importantes sobre o vinho. Depois da observação geral da cor, inclina-se a taça, e examina-se a superfície do vinho que tem forma elíptica.
    Poderão ser identificadas duas regiões: a região central ou olho  onde a cor é mais concentrada, e a borda periférica ou anel que tem cor menos concentrada, pois o volume de vinho é menor nessa região e a cor fica esmaecida.
    Com o envelhecimento, os vinhos tintos vão tomando tonalidade alaranjada e chegam até à cor de tijolo. Embora o olho possa ainda estar vermelho intenso, a mudança começa a ser percebida no anel. Já nos brancos o envelhecimento provoca mudança de cor amarelo palha para dourado.

     

     

     

     

    RESUMO DAS PRINCIPAIS VARIAÇÕES DE COR

    TINTOS JOVENS: De violeta pálido a rubi intenso
    TINTOS MADUROS: De rubi pálido com reflexos alaranjados a marrom tijolo (âmbar)
    BRANCOS JOVENS: De amarelo palha com reflexos esverdeados ou com reflexos dourados
    BRANCOS MADUROS: De levemente dourado a intensamente dourado
    ROSÉS JOVENS: De rosa claro à rosa escuro
    ROSÉS MADUROS: De rosa escuro com reflexos dourados até ambar

    EVOLUÇÃO DA COR


    TINTOS


    BRANCOS
     Site: Academia do vinho

3 comentários:

  1. Muito bom! Como estou aprendendo com o teu blog. Essa matéria está sensacional. Parabéns!!

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  2. Muito boa a sua iniciativa nos enofilos principiantes agradecemos

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  3. muito didatico como sommelier eu parabenizo a iniciativa

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