Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mundo do Vinho

O Vinho Beaujolais

Beaujolais é um tipo de vinho francês, de Denominação de Origem Controlada, (AOC) elaborado com a uva tinta Gamay. 

Provém da região demarcada de Beaujolais, integrante da reputadíssima Bourgogne no sudeste francês, de onde saem famosos tintos e brancos de guarda (Musigny, Clos de Vougeot, Corton – Charlemagne, Chablis, etc.). 

Beaujolais se estende da cidade de Macon ao Sul até Lyon, numa faixa vertical de 55 km de comprimento, considerando a capital gastronômica da França. É uma antiga província francesa cuja capital histórica é Beaujeu, de onde a região tira seu nome, e cuja capital atual é Villefranche-sur-Saône.

Região de solo gramático, invernos frios e verões quentes ideal para o bom desenvolvimento da uva Gamay, a responsável pelos Beaujolais.

A região é conhecida internacionalmente pela sua longa tradição vinícola, e mais recentemente pelo seu popular Beaujolais nouveau.
Um vinho leve, frutado com aromas que nos faz lembrar banana, frutas tropicais e canela. Um vinho festivo, despretensioso e informal, adjetivos do Beaujolais Nouveau ou Premieur, lançado na França e em mais 75 países, a partir de zero hora da terceira quinta-feira de novembro.

A categoria mais elevada que envelhece por mais tempo são os Crus de Beaujolais, tais como: Moulin-a-Vent, Bronilly, Chenas, Chiroubles, Fleurie, Juliénas, Morgon, Saint-Amour e Régnié, mesmo assim aconselha-se bebelôs, jovens e refrescados. 

Logo após a 2ª guerra no feriado de finados na primeira semana de novembro, os bistrots lioneses (Lyon) ofereciam aos clientes o Beaujolais Nouveau, que chegava à cidade ainda fermentado em tonéis. 

Ao final da guerra, Paris libertada, a intelectualidade francesa introduziu o costume de Lyon nos velhos bistrots. Era só uma questão de tempo, para que o culto do Beaujolais Nouveau atravessasse as fronteiras francesas e ganhassem o mundo. 

TIPOS

Os Beaujolais podem ser dividos em seis tipos:

Beaujolais Nouveau – vinho jovem, sem envelhecimento. Deve ser consumido no próprio ano da produção.

Beaujolais Superieur – semelhante ao anterior, porém, com um pouco mais de álcool.

Beaujolais – pouco envelhecido.

Beaujolais-Village – fabricado nos 38 vilarejos credenciados do Rhône. Pode ser armazenado por 2 a 3 anos após a produção.

Beaujolais Cru – com nomes dos domínios (appellation): Brouilly, Chiroubles, Côte de Brouilly, Fleurie, Juliénas, Morgon, Moulin à Vent, Régnié, Chénas, Saint-Amour. Estes são os melhores.

Beaujolais Blanc e Beaujolais Rose – menos conhecidos entre nós.


BEAUJOLAIS NOUVEAU


O Beaujolais mais conhecido é o Beaujolais Nouveau, um vinho jovem que fica pronto para o consumo aproximadamente 2 meses após a colheita. A chegada do beaujolais nouveau é celebrada pelos franceses, que recebem o vinho simultaneamente sempre na terceira quinta-feira do mês de novembro. Sua chegada é anunciada com a célebre frase
Le Beaujolais Nouveaux est arrivée!!!


É produzido a partir das uvas gamay, por um processo conhecido como maceração carbônica, onde as uvas fermentam em cubas sem esmagamento. A pele da uva é estourada pela fermentação.


O Nouveau é um vinho muito frutado, leve e fresco. Deve acompanhar pratos igualmente leves e deve ser bebido a uma temperatura mais baixa que outros tintos: aproximadamente 14ºC. Deve ser consumido até seis meses da fabricação.


BEAUJOLAIS


Representa a maior parte da produção, chegando a 53 hl/ano. É comercializado durante o ano como um vinho das quatro estações. É um dos poucos vinhos que se adapta a diversas culinárias. Deve ser consumido em um ano ou dois a partir da colheita.
O Beujolais é um vinho frutado (morangos, framboesas, etc.), muito aromático, servido tradicionalmente na garrafa lyonesa de 46cl nos bouchons de Lyon e nos bistrôs parisienses.


BEAUJOLAIS-VILLAGE


Cerca de 1 250 viticultores produzem o Beaujolais-villages, em 38 vilas do Rhône e de Saône-et-Loire e 3 zonas geográficas de delimitação específica.
O Beaujolais-Village é um vinho frutado e encorpado, que reflete as características de seu terroir.
Cultivados em solos de granito e areia, os Beaujolais-Village apresentam uma cor intensa, com reflexos cereja e grená, com aromas de frutos vermelhos onde dominam o cassis e o morango.
Anualmente são produzidos em torno de 50hl/ha de Beaujolais-Village nos 6,000ha de vinhas.


BEAUJOLAIS CRU


Beaujolais existe em 10 diferentes crus:


- Chiroubles, Brouilly, Régnié: vinhos leves, frutados e crocantes, com bagas vermelhas e especiarias;


- Juliénas, Fleurie, Côte de Brouilly, St-Amour : possuem estrutura sólida com taninos florais, aromas de violetas, íris e peônia.


- Chénas, Moulin-à-Vent e Morgon: ricos, intensos, minerais, com notas de ameixa e cereja. Podem ser conservados mais tempo do que outros Beaujolais (de 5 a 10 anos) e tornar-se melhor com o passar do tempo.

 Site: O Mundo dos Vinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário