Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mundo do Vinho

Harmonização

Harmonizar o vinho com uma comida nem sempre é tarefa fácil. Na literatura sobre vinhos Harmonização existem regras básicas sobre os que mais combinam com determinados pratos. Entretanto, essas regras devem ser encaradas como uma referência básica e não como verdade absoluta. Obviamente, o que dizem os livros são frutos de harmonizações já testadas e bem-sucedidas, mas nada impede que ousar ou ignorar as regras traga também bons resultados.

Nesse sentido, aqui estão algumas sugestões básicas de combinação entre vinhos e cepas mais indicadas para determinados pratos. Um ponto de partida, nada além disso.
Vale lembrar ainda bons conselhos gerais que ajudam bastante na hora de harmonizar. Um deles reza que vinhos simples combinam com pratos simples e vinhos complexos com pratos elaborados. É muito importante determinar o sabor dominante do prato para encontrar um vinho que o acompanhe bem. Geralmente, os vinhos tintos são mais encorpados do que os brancos. Outra coisa, o “melhor vinho” ou “mais nobre” nunca deve ser servido no aperitivo, justamente para que os convidados consigam observar a evolução dos vinhos com os pratos servidos durante a refeição.

A apresentação abaixo se refere apenas a sugestões básicas. Tipos de molhos, temperos, modos de preparar, entre outros fatores, interferem diretamente na combinação prato e vinho.
Aperitivo
Riesling australiano ou neozelandês, Chenin Blanc sul-africano, Champagne ou Espumantes brancos.
Entrada
Sauvignon Blanc, Riesling e Chardonnay sem madeira, Chablis, Pinot Blanc (saladas), Chardonnay e Pinot Noir (sopas).
Carnes brancas
Frango, peru e outras aves

Chardonnay, Pinot Noir, Merlot suave, Sauvignon Blanc, Beaujolais, Bordeaux branco, Riesling da Alsácia, Chenin Blanc, Syrah.
Carnes vermelhas
Vinhos franceses da Borgonha e encorpados de Bordeaux (caça), Tannat e Malbec (churrasco) e Cabernet Sauvignon.
Massas
Chianti e Valpolicella de italianos leves.
Queijos
Beaujolais, Chianti, Sangiovese, Sauvignon Blanc (queijo de cabra), Porto tawny (queijos azuis ou cheddar amadurecido), Merlot, entre outros.
Peixes e frutos do mar
Sémillon, Malbec, Pinot Noir leve, Sauvignon Blanc e Chenin Blanc (bacalhau), Muscadet (mexilhões), Vinhos verdes (sardinha fresca), Champagne (ostras).
Sobremesas
Muscats (chocolate), Porto tawny e Moscato D’Asti. 

Transcrito de http://www.mundovinho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário