Dê uma chance ao vinho
Tomar vinho tinto à temperatura ambiente é bom princípio desde que a temperatura não seja a de um país tropical a 35° no verão. Não há vinho que resista a tão cruel tratamento.
Dê uma chance ao vinho para que ele possa fazer boa figura. O justo é servi-lo na temperatura correta. O calor aumenta a acidez dos vinhos e o frio inibe os aromas. Portanto, vinhos quentes destacam os defeitos e vinhos gelados demais escondem as qualidades.
O calor nos tintos ressalta desagradavelmente o álcool e nos brancos retira o seu maior encanto: o frescor. O frio demasiado embota os aromas e torna amargos os taninos dos vinhos tintos, aquelas substâncias que garantem a cor e fazem bem à nossa saúde.
Os espumantes muito gelados também perdem em qualidade e aromas. Se a temperatura for elevada, o tamanho das borbulhas aumenta, a liberação do gás carbônico acelera e manda para o espaço a elegância e a fineza da bebida. A temperatura ótima de espumantes, vinhos rosados e brancos comuns é 6-8°C; Chardonnay e brancos de Rioja ou Borgonha, 9-11°; brancos licorosos 11-13°; tintos jovens, 10-12°, tintos do Novo Mundo 17-18°.
Silvia Cintra Franco
Nenhum comentário:
Postar um comentário