Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mundo do Vinho

Espumante Vallontano Zanini Extra Brut 2008

    Uma produção limitada a 2.500 garrafas!

 


Impressões sobre o espumante

Visual: A garrafa apresenta um rótulo lindo, como todos podem ver. Gostei muito mesmo! A rolha é de cortiça, mas não traz nenhum tipo de personalização, o que eu acho importante para espumantes de uma linha mais premium, mesmo se tratando de uma produção limitada. A perlage agradou também, fina e constante.

Olfato: O que chama a atenção logo de cara é o fermento e o brioche. Boa complexidade, acredito que pelo tempo de contato com as leveduras e também por se tratar da safra de 2008. Provavelmente este espumante estivesse no seu auge quando o degustei. Um toque de torta de maçã completa a análise. Me deixou uma impressão que o mosto teve leve passagem por madeira, mas não consegui confirmar. Termina com um sutil toque cítrico.

Paladar: Logo ao entrar na boca a perlade explode. Excelente acidez. Na boca o toque cítrico, que foi mais sutil no exame olfativo, é mais presente. Percebi um gostoso limão siciliano. O espumante se mostrou bastante gastronômico e, ao mesmo tempo, guloso. Melhor na boca do que no nariz.
Gustavo Kauffman 
 
O que a Vallontano fala sobre seu espumante:

Grande lançamento de Vallontano, este novo espumante Extra Brut é elaborado a partir de um corte clássico de uvas Chardonnay e Pinot Noir da safra 2008, com dois anos de autólise. É o primeiro espumante artesanal brasileiro de autor. Elaborado pelo tradicional méthode champenoise, este vinho-ícone da Vallontano é assinado pelo poeta vinhateiro Luís Henrique Zanini em uma quantidade limitadíssima de 2.500 garrafas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário