recorde de público
Roteiro pelas capitais da Região Sul
atraiu um público de 1,7 mil pessoas e foi palco para o lançamento da
edição 2013 do Anuário Vinhos do Brasil
Criado para oferecer um contato mais
próximo entre produtores de vinho, profissionais do ramo de alimentos e
bebidas e consumidores, o Circuito Brasileiro de Degustação concluiu
nesta quinta-feira sua primeira etapa com resultados que comprovam a
eficácia de seu formato. Ao percorrer as três capitais da Região Sul –
Curitiba no dia 8, Florianópolis no dia 9 e Porto Alegre no dia 11 –, o
evento somou público de 1,7 mil pessoas, mostrando também o crescimento
no interesse pelos vinhos brasileiros.
“O foco principal do Circuito é o
público especializado, gerando assim oportunidades de negócios para as
vinícolas. Mas a participação do consumidor final é igualmente
importante, pois mostra que os brasileiros reconhecem a qualidade dos
vinhos feitos no país” avalia Diego Bertolini, gerente de Marketing do
Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).
Em Porto Alegre, cerca de
800 pessoas passaram pelas mesas que serviam vinhos brasileiros no
Salão Nobre da Catedral Metropolitana. Em Florianópolis, foram 450
participantes, e em Curitiba, 480. Rio de Janeiro e Belo Horizonte são
as próximas cidades a receber a caravana do vinho nacional. A etapa
Sudeste será realizada entre os dias 3 e 6 de junho.
“Ainda agora estamos registrando um
pós-evento muito interessante. É clara sensação de que o evento cresceu
de 2012 para 2013, não só em tamanho, mas principalmente em qualidade”,
declara Bruno Henrique Joly, gerente executivo da unidade paranaense da
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), entidade que
apoia a realização da degustação itinerante.
Raio-x setorial
A primeira etapa do Circuito também foi
palco para o lançamento da edição 2013 do Anuário Vinhos do Brasil.
Estatísticas, dados de safra e de produção, entrevistas, avaliações de
cenário, além de um raio-x das diferentes regiões vinícolas brasileiras,
são alguns dos conteúdos que recheiam a publicação. A apresentação ao
mercado coube ao jornalista Marcelo Copello, diretor da Baco Multimídia,
editora parceira do Ibravin no desenvolvimento do anuário.
Segundo o diretor executivo do Ibravin,
Carlos Raimundo Paviani, a publicação “possibilitou reunir informações
sobre a produção de vinhos, o mercado, as inovações e as perspectivas do
setor, sendo um importante instrumento de apresentação institucional e
promocional do setor vitivinícola”.
Com conteúdo traduzido para o inglês, o
anuário também se mostrou uma ferramenta para o projeto Wines of Brasil,
realizado entre o Ibravin e a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que promove o vinho fino
brasileiro pelo mundo. A edição 2013 foi apresentada em primeira mão na
feira internacional de maior prestígio no setor, a ProWein, realizada na
Alemanha, em março passado.
“O anuário traz um exclusivo panorama do
mercado vitivinicultor brasileiro, com números atualizados e com a
consolidação de dados e resultados dos estados produtores, fotos,
infográficos, tendências e padrões de consumo”, diz o jornalista e
crítico enológico Marcelo Copello, diretor editorial da publicação.
Na edição 2012, o anuário marcou
presença em vários eventos e degustações internacionais, sendo ainda
distribuído em mais de cem postos oficiais do país no Exterior, por meio
de parceria com Ministério das Relações Exteriores (MRE). Para o
segundo semestre, a Baco planeja o lançamento das edições 2012 e 2013 do
anuário para iPad, possibilitando sua consulta a um número maior de
leitores.
O Anuário Vinhos do Brasil 2013 traz
ainda uma das maiores provas às cegas já feitas de vinhos brasileiros,
com mais de 550 rótulos. Os resultados foram organizados por categorias
(tintos, brancos, espumantes, rosés, vinhos de sobremesa), com a
classificação dos melhores na opinião de Copello.
Sobre o Ibravin
O Ibravin nasceu em janeiro de 1998 para
representar a cadeia vitivinícola brasileira, desenvolvendo e
fiscalizando o setor e, por consequência, incentivando o consumo dos
derivados da uva nos mercados interno e externo. Reúne em seu conselho
de administração as principais entidades do segmento no país e é
reconhecido pela Organização Internacional do Vinho (OIV) como o
responsável por conduzir as demandas das vinícolas brasileiras no
ambiente internacional.
Mais informações sobre o Ibravin: www.ibravin.org.br
Fonte: Club do Jeriel
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